Perguntas e Respostas sobre a Macadâmia

Qual a origem da Nogueira Macadâmia?

A Nogueira Macadâmia é uma planta de origem australiana, dos estados de Queensland e New South Wales, contudo, a sua exploração comercial iniciou-se no Havaí.

Com quantos anos a planta inicia a produção?

A planta de Nogueira Macadâmia inicia sua produção a partir do quarto ao quinto ano de idade. O volume de produção é dependente da evolução física da planta, relacionado ao seu volume de copa, podendo variar de acordo com a cultivar e os manejos efetuados na propriedade rural para o fomento de seu crescimento estrutural.

Qual o espaçamento de plantio?

A densidade de plantio depende de alguns fatores relacionados à topografia, variedade a ser implantado, cultivo intercalar e tipo de solo. Para determinar a melhor escolha de espaçamento, consulte um Engenheiro Agrônomo para avaliar as condições da sua área dentro da sua propriedade rural.

É possível consorciar a Macadâmia com outro cultivo?

Sim, é possível realizar o plantio de cultivos intercalares nos primeiros anos. O consórcio pode ser realizado com culturas anuais como soja, milho, feijão, dentre outros e/ou cultivos de maior longevidade como é o caso do consórcio com café e algumas outras frutíferas. 

Quais as condições de solo que a planta necessita?

A planta necessita de duas principais características e condições de solo: a primeira é relacionada à drenagem, a planta da macadâmia exige um solo bem drenado. Áreas onde existe solo encharcado devem ser evitadas, pois as raízes da árvore não conseguem respirar devido ao excesso de água e podem desfalecer ao longo dos anos. A segunda condição está relacionada a camadas de impedimento, ou seja, solos rasos, onde existem camadas de pedras, afloramento de rochas. Esta característica de área impede o bom desenvolvimento do sistema radicular, conforme a árvore cresce. 

Qual a condição de clima para se plantar Macadâmia?

A Macadâmia necessita de 1.200 mm de chuvas anuais bem distribuídas. Regiões onde os índices sejam menores e/ou com chuvas mal distribuídas, pode ser suplementado via irrigação. 

Com relação às temperaturas, a planta necessita no inverno de temperaturas abaixo de 15º C para estímulo ao florescimento, com total de 100 horas de temperaturas baixas. Já temperaturas acima de 33º C causam estresse fisiológico se esta condição perdurar por muitos dias. O ideal para a planta são temperaturas médias anuais de 25º C.

Quais são as variedades ideais para o plantio?

Atualmente no Brasil existem mais de 30 variedades, cada qual possui uma característica distinta e expressam diferentes resultados em crescimento e produção. 

O fato importante a ser observado para a escolha da variedade para o plantio está relacionado às condições de produtividade e qualidade, que na macadâmia é mensurado pelo índice de TR% – Taxa de recuperação.

Ao analisar a variedade a ser adquirida, deve-se observar também se são mudas oriundas de enxerto, se o viveirista garante a origem genética, se a planta não possui problemas de apreensão de frutos na árvore, ou seja, a noz não se destaca da planta quando madura, dificultando sua colheita.

As mudas devem ser enxertadas?

Sim, é muito importante que as mudas sejam enxertadas, pois dessa forma se implanta um pomar uniforme e com condições produtivas e longevas. Mudas sem enxertia, não expressam uniformidade de formação de pomar comercial. Além disso, corre-se o risco das plantas demorarem até 10 anos para iniciar a produção, as nozes podem ser pequenas, amargas e podem não se destacar da árvore quando maduras. Mudas enxertadas são uma garantia de longevidade produtiva e qualitativa de um pomar comercial de Macadâmias.

Por quanto tempo a árvore produz?

A árvore pode produzir por muitos anos, pode viver e produzir até se tornar centenária. No Havaí existem árvores com mais de 100 anos produzindo. Para fins comerciais a longevidade estimada é de 50 anos. O que ocorre é que depois de vários anos, novas variedades surgem em virtude de programas de melhoramento genético. Dessa forma, os produtores tendem a renovar seus plantios por plantas, mais produtivas e de melhores resultados de qualidade.

O que devo observar ao adquirir mudas de Macadâmia?

Deve observar-se as condições de sanidade das mudas, relacionados à presença de insetos pragas como cochonilhas, pulgões e ácaros, além das condições de vigor e nutrição das plantas, de coloração verde e com bom desenvolvimento vegetativo. Identificar na muda o ponto onde foi realizada a enxertia.

Para a sua tranquilidade de que esteja adquirindo mudas saudáveis e de procedência, procure por viveiros idôneos, registrados no RENASEM (Registro nacional de Sementes e Mudas) do Ministério da Agricultura e com Engenheiros Agrônomos responsáveis pela produção das mudas.

Como deve ser o preparo do solo?

O preparo do solo é convencional, com aplicação das correções do solo via recomendação de calagem e gessagem, orientado por um Engenheiro Agrônomo, subsolagem, aração e sulcamento para o plantio das mudas. 

O delineamento das linhas de plantio deve obedecer à topografia do terreno de acordo com a conservação do solo, além de outras observações de campo, como densidade de plantio, alinhamento em virtude da melhor operacionalidade à mecanização e luminosidade se possível.

Quais os equipamentos são necessários para a condução da plantação?

Atualmente é imprescindível a busca pela eficiência produtiva, com a utilização da mecanização, para isso é importante ter um trator de 70 a 80 cv, roçadeira, tanque de água, carreta, tanque de herbicida, distribuidor de calcário, adubadeira e turboatomizador.

Quais os manejos na fase jovem da planta?

Os manejos na fase jovem após o plantio e até o início da fase produtiva, estão relacionados aos cuidados com as ervas daninhas na linha e entre linha, controle de formigas e abelhas arapuás, poda de formação e adubações.

Como é o ciclo fisiológico da planta?

O ciclo fisiológico inicia-se com a floração entre os meses de Junho a Setembro, podendo, conforme o ano, emitir até 3 floradas. Com desenvolvimento dos frutos entre Setembro até Novembro e a maturação dos frutos a partir de Dezembro até Março, inicia-se a colheita no final de Janeiro até Maio.

Quais os manejos de plantas adultas?

A partir da fase produtiva, iniciam-se manejos fitossanitários e adubações foliares para a garantia da sanidade reprodutiva da planta e de vigor de suas florações. 

Outros manejos ocorrem durante o ano, como fertilizações de solo, podas para a promoção da luminosidade, controle de ervas daninhas, especialmente na fase de colheita, limpeza e rastelamento da área da projeção da copa da planta para garantir que a colheita ocorra de forma eficiente. 

Como é realizada a colheita?

A colheita é efetuada sob o solo, recolhendo os frutos que caem da árvore. Como a planta pode emitir de 2 a 3 floradas, os frutos maduram de forma desigual, desta forma a maturação de cada noz em seu acúmulo de óleo é diferente, assim, só se recolhe aqueles que caíram por estarem maduros.

Como proceder com a pós-colheita?

Os frutos da macadâmia possuem 2 cascas, após a colheita deve-se retirar imediatamente a primeira casca, denominada de carpelo. Quando o fruto cai no solo está com a sua máxima umidade, em torno de 25%. Com o passar dos dias, essa umidade diminui, conforme a noz seca. Quando a noz permanece com o carpelo essa umidade demora a diminuir, o que pode promover a fermentação das amêndoas, principalmente se após a colheita os frutos forem estocados em conjunto dentro de recipientes que não permitam a aeração dessas nozes.

Para que o risco de fermentação não ocorra, é recomendável a retirada do carpelo, por intermédio de máquinas, denominadas de descarpeladores. Logo após esse processo, as nozes devem ser estocadas em locais protegidos, contra riscos de contaminação e em local arejado, longe de ambientes abafados e úmidos. Outro fator muito importante é jamais tentar secar o produto ao sol, como é feito com o café, pois a Noz Macadâmia é uma amêndoa que 70% de sua composição são óleos. Dessa forma, expor a altas temperaturas imediatamente após a colheita pode provocar a rancificação da amêndoa, tornando-a inviável para a comercialização e alimentação.

A remuneração da Noz é atrelada a algum índice de qualidade?

Sim, para ser comercializada a indústria analisa os lotes entregues, quanto maior a qualidade, melhores os resultados financeiros, esta análise é denominada de TR% – Taxa de Recuperação %, que avalia a quantidade de amêndoas boas comercializáveis. Para a indústria após a quebra é importante conhecer quanto de amêndoas são aproveitáveis, descartando-se as amêndoas com defeitos. Em média, um bom índice está em torno de 25%, ou seja, de cada 1 Kg de Noz em casca, se recupera 250 gramas de amêndoa. Em outros países onde os manejos agrícolas e os investimentos em variedades estão mais avançados, os produtores conseguem índices acima de 33%. No Brasil já existem produtores rurais que conquistam os mesmos níveis de resultados de TR% comparativamente aos produtores australianos. 

Como é o mercado da Noz Macadâmia?

O mercado da Noz macadâmia tem crescido a cada ano. A cada dia o consumidor conhece melhor as vantagens e os benefícios à saúde que as nozes proporcionam na busca pela qualidade de vida.

É uma noz de sabor amanteigado e que possui diversas vantagens nutricionais, com ômega 3 e 6. Possui atributos de diminuição do colesterol, rejuvenescimento celular, proteção dos órgãos e tecidos. No caso de cosméticos, por ser rico em ácido palmitoleico proporciona ótimas ações de tonificação e reconstituição do rejuvenescimento da pele.

Por todos esses atributos é uma Noz que tem conquistado o consumidor, além disso, pode ser explorada em infinitas possibilidades na culinária, na saúde e na área dos cosméticos.

É um produto em sua grande parte exportado para muitos países, as indústrias beneficiadoras possuem muito interesse que novos produtores cultivem a Nogueira, afinal o mercado é comprador e os mercados mundiais e nacionais possuem grandes oportunidades de crescimento.

Não conheço nada do cultivo, a quem devo procurar e o que é importante para começar no agronegócio?

Para iniciar um projeto de implantação de Nogueira macadâmia deve-se procurar pelas empresas e profissionais especializados na produção de mudas, produções de campo e uma indústria processadora tradicional e fortemente estabelecida.

Aproximar-se de profissionais idôneos e que conheçam profundamente o agronegócio é o primeiro passo para iniciar um projeto de forma segura e sem possíveis prejuízos e erros no futuro.